Estratégias para estoque parado no Mercado Livre

Tempo de leitura: 2min

Estoque parado é dinheiro perdido! É isso mesmo que você leu. 

Ter um estoque parado na sua operação é um grande alerta, podendo gerar diversos problemas como: custos de armazenamento, deterioração de produtos, perda de relevância, despesas com descontos e promoções, entre outros.

Na correria do dia a dia, é comum o foco ficar quase 100% nos produtos curva A (responsáveis por até 80% da receita de vendas), uma menor atenção nos produtos curva B (responsáveis por até 15% da receita de vendas) e menor ainda nos produtos curva C (responsáveis por até 5% da receita de vendas).

Mas quando falamos de aumento de vendas, e necessário se atentar também aos produtos curva B e C! Hoje, trouxemos algumas dicas rápidas e estratégicas sobre o que fazer para diminuir e evitar esses problemas de estoque parado!

1. Comece puxando um relatório dos seus produtos B e C

  • Analise os produtos e veja se vale a pena continuar com eles ou se eles estão ali pela falta de atenção que tem dado a eles;
 
2. Veja a qualidade dos anúncios
  •  Veja se os anúncios estão com fotos de qualidade, boas descrições e realmente chamando a atenção dos compradores. Em nosso canal do Youtube, temos um vídeo falando sobre os 7 Pilares do Anúncio Perfeito. Assista clicando aqui.
 
3. Tenha um sistema ERP e/ou HUB bem configurado
  •  Ter um sistema bem configurado e alimentado é importante para saber exatamente a quantidade de produtos a se comprar para minimizar as chances de ter um estoque parado;
 

4. Monte kits de produtos

  •  Uma estratégia para aumentar a rotação de produtos parados é a criação de kits junto com os produtos curva A, aumentando a rotatividade deles e diminuindo o estoque parado;
 
5. Aproveite as datas sazonais
  •  Se organize para as datas sazonais (dia dos pais, dia das mães, natal). São datas que as vendas aumentam muito! Aproveite para organizar os anúncios e até mesmo criar kits para acabar com o estoque parado.
 
Aqui na Integracomm nós te auxiliamos em toda a parte estratégica: ajudamos na escolha e configuração do melhor sistema para sua operação, analisamos os anúncios para que performem da melhor maneira e te damos o direcionamento correto para melhorar sua operação e parar de sofrer com problemas que podem se tornar recorrentes por falta de organização! Mas não para por aí; nós também trabalhamos de forma estratégica para multiplicar seus canais de venda, ponto muito importante atualmente no dia a dia de quem vende online.
 
Gostou dessas dicas? Fique atento ao nosso blog! Aqui trazemos matérias importantes para manter a saúde da sua operação em dia, além de todas as mudanças e atualizações no mundo dos marketplaces para que você fique sempre bem informado e atualizado!

Seu Estoque Está Organizado em Todos os Marketplaces que Você Vende?

Você ainda faz tudo manual na sua operação? A falta de integração entre seu estoque e os marketplaces pode estar sabotando suas vendas. Neste artigo, explicamos como um sistema ERP/HUB pode automatizar sua operação, evitar erros como furo de estoque, emissão manual de nota fiscal e retrabalho, além de garantir mais clareza financeira e controle. Descubra os principais problemas de quem ainda não usa um sistema e como a Integracomm pode te ajudar a implementar a solução certa.

Read More »

Flex e Full no mesmo anúncio – O que fazer?

Com a chegada de 2025, é essencial que os vendedores de marketplaces que já faturam mais de 100k mensais estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado. Um bom planejamento não só garante a organização da operação, mas também permite escalar o negócio de forma consistente. Para isso, criamos um checklist organizacional com três pontos principais que você deve priorizar no início do ano.

Read More »

Marketplace em 2025 – Checklist organizacional

Com a chegada de 2025, é essencial que os vendedores de marketplaces que já faturam mais de 100k mensais estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado. Um bom planejamento não só garante a organização da operação, mas também permite escalar o negócio de forma consistente. Para isso, criamos um checklist organizacional com três pontos principais que você deve priorizar no início do ano.

Read More »

Recesso de fim de ano: estratégias para Marketplaces

O fim de ano é um momento crucial para vendedores de marketplace. Enquanto muitos consumidores aproveitam para realizar últimas compras ou trocar presentes, os vendedores precisam estar preparados para lidar com demandas inesperadas, ajustar suas operações e garantir que o início do ano seguinte comece com o pé direito. Na matéria de hoje, trouxemos cinco estratégias essenciais para otimizar suas operações durante o recesso de fim de ano:

Read More »

E aí, bora crescer?

Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!

Compartilhar