Como controlar furo de estoque?

Tempo de leitura: 2min
Quando uma operação de marketplace começa a faturar alto, com vendas acima de 100k mensais, as dificuldades de gerenciamento aumentam ainda mais, especialmente no controle de estoque. Um dos maiores problemas que surgem é o furo de estoque, que afeta diretamente a experiência do cliente e pode gerar consequências sérias, como cancelamentos de pedidos, avaliações negativas e perda de vendas futuras.
 
 
O furo de estoque acontece quando o sistema indica que há um produto disponível, mas na realidade ele já foi vendido ou está indisponível. Esse problema pode ser consequência de uma falta de integração entre plataformas de vendas e sistemas de gestão, falhas no processo de reposição de produtos e, principalmente, de uma gestão desorganizada.
 
 
Isso acontece, principalmente, quando temos uma diversidade de canais de venda, onde o controle de estoque acaba tendo uma importância maior ainda e quando não temos um sistema bem configurado na operação, o qual faz uma integração entre os canais e evita os erros manuais que são naturais de acontecer, porém, não PODEM ocorrer numa operação que deseja escalar as vendas cada vez mais.
 
 
Mas quais as soluções para se evitar o furo de estoque? Se liga nas dicas abaixo:
 
1. Uso de ERP Integrado ao Marketplace
Uma das maneiras mais eficientes de evitar furo de estoque é integrando um sistema ERP que centralize as vendas e o controle de estoque. Com um sistema ERP, você sincroniza em tempo real todas as vendas nos diferentes canais, garantindo que o estoque esteja sempre atualizado;
 
2. Implementação de um HUB
Um HUB de integração é uma ferramenta que conecta diversos marketplaces em um único ambiente, facilitando a atualização de estoque e pedidos. Isso evita que, por exemplo, um produto seja vendido em dois canais simultaneamente sem que o sistema perceba a falta de disponibilidade;
 
3. Política de Estoque Mínimo
Defina um estoque mínimo para cada produto. Essa prática garante que, ao atingir um determinado número de unidades, o sistema já emita alertas para reposição, evitando que o produto se esgote sem que você tenha tempo de reabastecer.
 
4. Automatização de reabastecimento
Para operações que já estão faturando acima de 100k, é interessante automatizar o processo de reabastecimento. Com o auxílio de um ERP, o sistema pode gerar pedidos de compra automaticamente quando o estoque atingir um determinado nível.
 
Você viu que as soluções basicamente giram em torno de uma organização na sua operação, com sistemas bem configurados e processos centralizados e integrados entre os marketplaces, não é mesmo?
 
É por isso que um dos pilares da Integracomm é a ORGANIZAÇÃO! Sem ela, sua operação NÃO TEM ESCALA!

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