Estratégias para a Black Friday: você está por dentro?

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A Black Friday 2024 está se aproximando, e este é o momento em que os lojistas precisam de estratégias comerciais robustas para atrair consumidores e se destacar da concorrência.
 

Embora seja um evento focado em promoções, o verdadeiro sucesso vai além dos descontos. Uma estratégia bem estruturada, que equilibre precificação inteligente, experiência do cliente e eficiência operacional, é essencial para maximizar os resultados e fidelizar compradores.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas práticas recomendadas para criar uma estratégia comercial vencedora para a Black Friday 2024.
 
1. Precificação
Não tem como falar de estratégia comercial sem falar sobre precificação. De acordo com um levantamento do Pagar.me, 8.5% de empreendedores digitais enfrentaram certa dificuldade para precificar e definir os preços adequados e atraentes na última Black Friday, sem que gerem prejuízo para o negócio. Sendo assim, uma forma estratégica de precificar, é equilibrar descontos e rentabilidade.
 
2. Estratégias promocionais
Algumas estratégias são muito eficazes na hora de vender mais em datas como essa, como por exemplo:
 
  • Combos de produtos
Oferecer combos de produtos é uma ótima estratégia para elevar o ticket médio, ao mesmo tempo em que agrega valor ao cliente. A proposta é combinar itens complementares com um preço mais acessível do que se fossem adquiridos individualmente. Isso não só estimula o consumidor a gastar mais, como também auxilia na rotatividade de produtos encalhados no estoque.
 
  • Frete grátis com valor mínimo de compra
O frete grátis continua sendo um dos maiores impulsionadores de compras. Oferecer essa condição para pedidos acima de um valor específico permite aumentar as vendas e encorajar os clientes a adicionarem mais produtos ao carrinho para alcançar o mínimo necessário.
Ao estabelecer que o frete grátis é válido para compras acima de R$ 200, por exemplo, muitos consumidores acabam gastando um pouco mais para aproveitar a vantagem. Além disso, essa tática é eficaz porque mantém a margem de lucro, já que o valor maior da compra vai compensar o valor do frete.
 
3. Organização
De nada adianta ter estratégias para precificação e combos de produtos se a sua operação não tem ORGANIZAÇÃO! Ter controle de estoque é essencial, principalmente nessas datas sazonais de maior compra. Imagine a seguinte situação: você não tem uma gestão organizacional na sua operação, não tem controle de estoque, não tem os marketplaces integrados em um sistema e, em uma data como essa, você acaba vendendo o mesmo produto em marketplaces diferentes, porém, não tem ele no estoque. Isso vai gerar cancelamento, insatisfação do cliente e, consequentemente, sua reputação vai lá pra baixo. Mas não para por aí… Imagine só você não ter organização na hora de enviar seus produtos e acaba enviando o produto errado; além da insatisfação do cliente, você vai ter que arcar com os custos da logística reversa desse produto, o que vai fazer com que você gaste dinheiro com algo que poderia ter sido evitado.
 

Ter um sistema ERP ou Hub na sua operação é um dos principais pilares para a organização, pois vai te oferecer centralização de dados e processos, automações, análise e relatórios fundamentais e te permite ter uma visão em tempo real da sua operação. Quer saber mais sobre a função de um ERP e como ele pode te ajudar? Clique aqui e leia essa outra matéria que fizemos em nosso blog.

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